O Vocativo

O Vocativo.com é um portal de notícias criado sob a compreensão de que o jornalismo tem três objetivos: auxiliar na inclusão social, promover qualidade de vida e registrar criticamente a história. Toda a pauta e programação do site foi planejada para atender esses requisitos.

Ao produzir uma pauta sobre política, segurança, transporte ou educação, o objetivo é que o cidadão use o conhecimento produzido para entender como é gasto seu dinheiro e conhecer os mecanismos com os quais ele pode exigir mais do poder público.

Para tratar desses assuntos de utilidade pública, o vocativo trabalha com duas editorias: Interesse Público e Cotidiano

Em Interesse Público, o Vocativo.com aborda os temas de maior impacto imediato na vida de cada cidadão brasileiro. Uma eleição, um político destituído, uma reforma em alguma lei, etc. O que literalmente pode mudar sua vida em um dia. A editoria está separada geograficamente (Manaus, Amazonas, Brasil e Mundo) para auxiliar o leitor na compreensão de cada notícia.

Já em Cotidiano, o portal aborda temas igualmente relevantes, como Ciências, Comportamento, Carreiras, etc., mas com alcance de tempo mais variado e que fazem parte do nosso dia a dia (daí o nome) sem limitações geográficas.

As outras editorias do portal, Esportes e Entretenimento, são fundamentais para promover o bem estar e a qualidade de vida das pessoas, pela sua prática direta (atividade física que se converte em saúde ou ida ao cinema por divertimento). Assim, abordar os principais aspectos desses dois temas é extremamente importante para o Vocativo.com.
O site está no ar desde 2008 e tem estado presente em diversas pautas históricas como a Copa do Mundo no Brasil em 2014, eleições, eventos esportivos locais, visitas presidenciais e eventos internacionais como o Fórum Mundial de Sustentabilidade de 2011.

MISSÃO
Ser referência em informação aos leitores como um veículo alternativo e inovador.

PRINCÍPIOS EDITORIAIS

Inclusão e diversidade: O Vocativo se compromete a ser uma ferramenta que ajuda na promoção de oportunidades e inclusão de todos os segmentos da sociedade;

Combate à corrupção: O Vocativo combate a corrupção através de denúncias em reportagens e matérias investigativas principalmente com foco no poder público;

Laicidade do Estado: O Vocativo entende que um dos princípios fundamentais da democracia é o respeito a todas as crenças, à descrença e a total separação de assuntos de Estado de influência de qualquer crença religiosa;

Promoção da saúde e bem estar: O Vocativo se compromete a ajudar na promoção da saúde e do bem estar físico e mental das pessoas com sugestões acessíveis a todos;

Sustentabilidade: O Vocativo se compromete a utilizar o jornalismo como ferramenta de conscientização da sua importância;

EDITORIAS

INTERESSE PÚBLICO – Subdividida em regiões (Amazonas, Manaus, Brasil e Mundo), de caráter imediato:

– Política;

– Mobilidade Urbana;

– Sustentabilidade;

– Saúde;

– Economia;

– Segurança;

COTIDIANO – Matérias de caráter atemporal:

– Ciência;

– Mobilidade Urbana;

– Sustentabilidade;

– Saúde;

– Economia;

– Segurança;

ESPORTES – Matérias de âmbito regional e nacional que enfoquem os temas:

– Futebol;

– Esportes Olímpicos;

– Prática Esportiva;

– Demais Esportes;

ENTRETENIMENTO – Matérias ligadas a entretenimento em geral, com enfoque mais generalista, sem limitação geográfica, como eventos de interesse público e fomento da produção independente, dentro dos temas:

– Cultura;

– Cinema;

– TV;

– Música;

O Editor

Olá!  

A resposabilidade total de edição do site minha, jornalista Fred Santana (meu número de registro profissional é o DRT/AM: 0000264).  

Sou amazonense e tenho 38 anos. Sou formado em comunicação social, habilitação em jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas.  

Comecei minha carreira como repórter freelancer do jornal A Crítica em 2002. Após a experiência, participei como bolsita de projetos de ensino tutorial na Ufam. Também trabalhei como repórter e editor do jornal Amazonas Em Tempo, entre 2016 e 2017.  

Em 2008, decidi fundar o Vocativo.com, projeto que venho mantendo desde então. Se você quiser saber mais a meu respeito, visite minhas páginas nas redes sociais:  

https://about.me/fredsantana

https://www.instagram.com/fredsantana.jornalista/