Amadeu Teixeira foi uma das figuras mais lendárias do futebol. Seu amor pelo esporte e pelo América o fizeram quebrar recordes de longevidade no mundo imediatista do futebol.
Jogando pela filial do Vasco em Manaus e pelo Rio Negro, tive o privilégio de vê-lo em ação em campeonatos de base. Absolutamente incansável, ele cuidava do profissional (time pelo qual conquistou os estaduais de 1994 e 2009) ao infantil.
Tinha grande noção tática! De todas as equipes, o América era o que mais tinha problemas estruturais, mas era o mais assíduo nos campeonatos. E sempre aprontava das suas devido à experiência do “Seu” Amadeu. No meio esportivo, era admirado e respeitado por todos.
Mas o que eu não vou esquecer foi um episódio em que o vi sair literalmente no tapa com membros da comissão técnica do time juvenil do Nacional (ou de outro clube que me foge a lembrança) para defender seus garotos.
Eu poderia dizer que ele nos deixou ontem perto aos 91 anos, mas acredito que não é o caso. Lendas são eternas. Figuras como ele podem mudar de plano, mas nunca saem da história.

Foto: Mauro Neto/Sejel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui